O Campeonato do Mundo de Seniores de 2024 já está em preparação
O Campeonato do Mundo de Seniores de 2024 já está a decorrer. Estão a decorrer os preparativos em Porto Santo (arquipélago da Madeira) para acolher este grande evento mundial de xadrez, que terá lugar entre 16 e 30 de novembro.
A Ilha Dourada, como é conhecido o Porto Santo, devido à cor única das areias de uma das praias mais apreciadas do planeta, espera receber 300 xadrezistas de todo o mundo, que vão disputar os campeonatos de +50 e +65, Open e Feminino. Entre xadrezistas, acompanhantes, organizadores e árbitros, este mega evento está a mobilizar meio milhar de pessoas, o que orgulha os porto-santenses.
Os torneios terão lugar nas magníficas instalações do Hotel Vila Baleira, situado junto ao local que foi recentemente reconhecido como o “Melhor Destino de Praia da Europa” pelos World Travel Awards".
A apresentação do evento, realizada no Hotel Vila Baleira, contou com a presença do diretor-geral do grupo Vila Baleira Hotels & Resorts, Bruno Martins, do presidente da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), Dominic Cross, e do presidente da Associação de Xadrez da Região Autónoma da Madeira (AXRAM), Gilberto Garrido.
Bruno Martins fez questão de sublinhar a “grande capacidade do Hotel Vila Baleira para acolher grandes eventos desportivos”. “Estamos habituados a trabalhar com organizações desportivas internacionais e o xadrez enquadra-se bem nos nossos objectivos de aliar a competição ao conforto turístico”, afirmou.
Para Dominic Cross, “a Federação Portuguesa de Xadrez está também a crescer na sua capacidade de organizar eventos à escala internacional”. “As boas relações com as autoridades turísticas da Madeira, nomeadamente do Porto Santo, permitiram-nos pensar num grande torneio de xadrez e um Campeonato do Mundo de Veteranos encaixa que nem uma luva na dinâmica de jogar xadrez de alto nível, ao mesmo tempo que se pode usufruir das incríveis potencialidades do Porto Santo e do hotel que vai acolher o evento”, afirmou o presidente da FPX.
Gilberto Garrido, por sua vez, descreveu o evento como “mais uma boa oportunidade para fazer crescer o xadrez na Região Autónoma da Madeira”. “Temos a promessa de estabelecer um núcleo forte no Porto Santo”, disse o dirigente da AXRAM.
O Campeonato do Mundo de Veteranos atribui quatro títulos: Aberto +50 anos, Feminino +50 anos, Aberto +65 anos e Feminino +65 anos. Dada a evolução do xadrez mundial, estes veteranos continuam a jogar xadrez ao mais alto nível e muitos dos participantes estão habituados a defrontar jogadores do top-100 mundial em igualdade de circunstâncias. No Porto Santo estarão presentes xadrezistas que brilharam (e continuam a brilhar...) nos tabuleiros mais categorizados do mundo. Teremos assim figuras históricas da modalidade que são igualmente conhecidas fora do xadrez.